sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Reconexão interna

Abandono, traição, perdas abruptas, sustos, mal-entendidos nos levam a uma desconfortável sensação de estarmos sem chão.




Nesses momentos, será por meio da capacidade de nos autossustentar que iremos recuperar nosso eixo interior. Autossustentar-se é poder dizer a si mesmo: "Posso me tratar bem, mesmo que esteja sendo maltratado". Pela autossustentação, conquistamos um profundo sentimento de dignidade e paz interior.





A paz interior é um estado de equilíbrio que surge quando nossas forças ativadoras e nossa capacidade de relaxar estão em harmonia. Isto é, quando estamos sintonizados tanto com nossa força de combate como com nossa capacidade de entrega. 





Mas, em geral, permanecemos alertas até mesmo quando poderíamos relaxar. É como se , ao afrouxar o controle sobre nós mesmos, alguma coisa ruim pudesse acontecer. Intuitivamente, porém, sabemos que ficar presos a esse controle interior torna a vida muito mais limitada. Mas o que nos proporcionaria a sensação de poder relaxar com confiança e soltura? A NOSSA CAPACIDADE DE AUTOSSUSTENTAÇÃO QUE SURGE QUANDO NOS ABRIMOS PARA NOS RECEBERMOS TAL QUAL SOMOS.






À medida que nos sentimos disponíveis para nós mesmos (quando estamos à vontade exatamente com quem somos) paramos de nos defender de nós mesmos e naturalmente nos tornamos uma companhia confiável. Essa amizade não ocorre apenas nos nível do pensamento - como se pudéssemos simplesmente formular uma ordem interna: "Seja amigo de você mesmo, aprenda a se bastar!" -, mas na sensação de ESTAR BEM ENCAIXADO EM SI MESMO. 
Esse é um processo profundo, que requer a desconstrução de hábitos mentais negativos. Nesse sentido, pequenas atitudes podem ser de grande valia. Quando estamos desanimados ou tristes precisamos ser bem tratados, precisamos nos estimular POSITIVAMENTE. Experimente:


  • Ouça uma boa música
  • Sinta um aroma agradável (acenda um incenso, use aromatizantes, flores etc)
  • Coma algo saboroso (e saudável)
  • Tome um banho morno bastante relaxante, passe um creme e faça uma auto-massagem
  • Veja algo que proporcione relaxamento e tranquilidade
  • Deite-se, faça um exercício de relaxamento
  • Medite
  • Reze, ore
  • Faça uma faxina mental. Substitua os pensamentos negativos por afirmações positivas
  • Observe-se. Permaneça em estado de observação e atenção. 
Não importa o método que usamos, o importante é reconhecer a nossa capacidade de poder relaxar em nosso solo interior! Ou seja, viver com menos pressão e mais abertura para uma melhor qualidade de vida. Aceite-se! Ame-se!


Autora do texto: Bel Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário