domingo, 4 de dezembro de 2011

Seu filho dorme bem?

O sono do seu filho é tão importante para ele quanto para você, certo? Uma das maiores dificuldades para muitos pais ocorrem justamente na hora de levar o pequeno para a cama. 


Por mais que a dificuldade para dormir esteja cada vez mais frequente na vida das crianças, é preciso estar atento. Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais chance de ter problemas no desenvolvimento físico.
O que impede a criança de dormir bem vai de uma simples dificuldade até mesmo um distúrbio de sono. Algumas características dos distúrbio de sono:

  • Sono agitado e despertar confuso na madrugada, acompanhados de choro;
  • Insônia (dificuldade de começar ou manter o sono);
  • Distúrbios respiratórios (apnéia, roncos, entre outros);
  • Agitação, ansiedade, medos;
  • Terror noturno;
  • Sonambulismo;
  • Bruxismo etc.



Um sono reparador é uma das necessidades fundamentais que o organismo tem através do qual o ser se recupera mental e fisicamente das atividades diárias e se prepara para uma nova jornada. Com as crianças ocorre da mesma forma. Portanto, para uma boa saúde mental, física e emocional, é imprescindível que o seu filho durma bem.
As crianças com distúrbio de sono, frequentemente, se apresentam briguentas e agressivas, mal humoradas, com alteração de comportamento e concentração, inquietas, irritadas, podendo apresentar também dificuldades de aprendizagem e relacionamento e também déficits do sistema imunológico. 




Na maioria das vezes, existem questões emocionais associadas como por exemplo, a angústia da separação, afinal de contas, a noite é o momento em que a criança tem consciência de estar sozinha. Medos e sentimentos de abandono e perda também estão muitas vezes associados ao distúrbio. Encontrar a causa do problema (evento que desencadeou o distúrbio) e os padrões emocionais associados e reprogramá-los é possível através da microfisioterapia, que é uma técnica francesa que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e age diretamente sobre a causa dos sintomas (saiba mais sobre a técnica em: http://alessandraparrela.blogspot.com/p/microfisioterapia.html).




Reorganizar a rotina do pequeno, disciplina e muito amor e segurança também devem ser levados em consideração para que seu bebê durma bem e consequentemente cresça com saúde e com equilíbrio emocional e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário