terça-feira, 25 de outubro de 2011

Como enfrentar o estresse no dia-a-dia



Por mais que façamos um esforço para cuidar da saúde - cuidado e atenção na alimentação, respiração, atividade física, relações sociais - sempre temos que lidar com pressões e situações desgastantes no  trabalho, em casa, financeiras, relacionamentos, entre outras coisas que acontecem no nosso dia-a-dia.



O estresse é constante em nossas vidas. Presente mais em alguns dias que em outros, porém, sempre presente.
Não podemos acabar com o estresse mas podemos modificar a relação com os fatores que o provocam. Podemos alterar nossos padrões de comportamento e diminuir o seu impacto negativo em nossas vidas. Isso exige uma mudança de consciência e uma compreensão mais complexa e rica da nossa existência. Exige que façamos uma pausa para repensar muitas ações que  repetimos de maneira automática diariamente. Exige atenção ao momento presente e autoconhecimento.
Alguns sintomas físicos gerados pelo estresse: dor de cabeça, indigestão e dor de estômago; dificuldades para dormir ou manter o sono; dor nas costas, ombros e pescoço; pulso acelerado; agitação; ansiedade; cansaço; zumbido, entre outros. Sintomas comportamentais: fumar em excesso; bocejar; mascar chicletes compulsivamente; ranger os dentes; beber demais; comer de forma compulsiva. Com o estado emocional abalado as pessoas passam a chorar sem motivos, a ter raivar, sentir-se sozinhas, tristes, irritadas e incapazes de mudar essa situação. 


E o ciclo se perpetua: o estresse faz com que os sintomas recrudesçam e estes aumentam ainda mais os níveis de estresse. Tudo vai ficando cada vez pior.
No entanto, é totalmente possível reverter esse quadro. Primeiramente, saindo desse ciclo, escolhendo modificar atitudes, procurando ajuda, se necessário, e realizando algumas práticas no dia-a-dia.


Algumas dicas:
  • Aceite aquilo que você não pode mudar;
  • Seja realista - você não pode fazer tudo. Se estiver se sentindo sobrecarregado de atividades aprenda a dizer NÃO;
  • Agregue humor à sua vida;
  • Medite;
  • Exercite-se;
  • Descubra um passatempo que lhe dê prazer;
  • Planeje - se você sabe de antemão que algo vai contrariá-lo, evite fazê-lo. Exemplo: rearranje sua agenda de modo a evitar a obrigação de dirigir em horários de pico;
  • Compartilhe seus sentimentos - converse com amigos sobre suas preocupações. Permita que lhe ofereçam apoio e orientação.

      Seja feliz! Faça a sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário