quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O corpo em movimento


Existem diversas maneiras de dizermos nós mesmos ao nosso corpo que ele tem importância, que é amado e respeitado. De fazê-lo sentir seu próprio desejo de viver. O melhor é deixá-lo praticar aquilo para que foi concebido: o movimento e a atividade física. Numerosos estudos demonstram que os mecanismos de regulação e de defesa do corpo que lutam contra as diversas doenças podem ser estimulados pela atividade física.


Um dos benefícios dos exercícios físicos prolongados é que eles permitem precisamente bloquear, pelo menos provisoriamente, o fluxo de idéias negativas, pessimistas e de menosprezo para si e para os outros. Os corredores, por exemplo, explicam que, no final de 20 ou 30 minutos de atividade, eles entram num estado no qual, espontaneamente, surgem pensamentos positivos e muitas vezes criativos. É o que se chama comumente de "estado de euforia", o êxtase do corredor alcançado ao fim de algumas semanas de perseverança. Esse estado pode até mesmo "viciar". Segundo numerosos estudos, ele contribui para o importante efeito do exercício físico batizado de "elevador do humor". Um efeito tão marcante que o exercício físico passou a ser recomendado pelo Ministério da Saúde do Reino Unido, com a mesma importância dos antidepressivos químicos.


Algumas dicas:
  • Comece suavemente
  • Hidrate-se
  • Tenha disciplina e faça os exercícios regularmente
  • Se não quer praticar sozinho, pratique em grupo, mas pratique!
  • Faça da sua atividade física um exercício de presença. Preste atenção na sua pisada, no ar entrando pelas narinas, no ritmo respiração, nas sensações do corpo. Essa também é uma prática meditativa
  • Procure a atividade que seja mais prazerosa para você e divirta-se! 
Mexa-se e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário