sábado, 29 de outubro de 2011

A importância do intestino para a felicidade

Atualmente, o intestino e a sua relação com o cérebro vem ganhando destaque e chamando cada vez mais a atenção da área médica. O sistema nervoso entérico (rede de neurônios que integram o sistema digestivo) é conectado ao cérebro pela medula espinhal e pelo nervo vago. O fluxo de informação que vai do intestino para o cérebro supera em muito o fluxo que vai do cérebro para o intestino. Isso mostra, claramente, a independência desse sistema e a importância do intestino para a saúde integral.


O sistema entérico produz substâncias que regulam o estado de ânimo e as nossas emoções, como os neurotransmissores serotonina e dopamina, e opiáceos que modulam a dor. 

A grande quantidade de neurotransmissores no intestino evidencia a riqueza e a complexidade do sistema nervoso abdominal que, além de transportar e absorver os alimentos consumidos, tem relação direta com a regulação do nosso humor e com as nossas defesas imunológicas. Os alimentos devem percorrer o tubo digestivo a uma velocidade ideal, para que o bolo fecal ou alimentar não fique retido, em lugar algum, mais do que o tempo necessário para que não seja gerada situações desastrosas a nível de saúde física, mental e emocional.
A serotonina é o neurotransmissor responsável pelo prazer, alegria, bem-estar e auto-estima. Descobriu-se atualmente que, em média, 90% da serotonina do corpo é produzida no intestino. 

 

Dessa forma, quando há falta da serotonina em decorrência de uma má alimentação ou alguma disfunção intestinal, há falta no corpo todo e isso pode gerar: desânimo, falta de memória, cansaço e depressão, diminuição da auto-estima e auto-confiança. Conhecida como a substância da felicidade, na falta dela, todo o organismo se descontrola.

"Quando analisamos o fato de que o intestino é fundamental na formação da serotonina, nada mais é preciso acrescentar. A alegria e a inteligência emocional, de que tanto precisamos para viver bem, começam realmente a partir do intestino! Por isso só nos resta garantir a esse fantástico órgão matérias-primas de primeira qualidade, o que conseguimos com uma alimentação saudável. Ele, inteligentemente, se encarregará de garantir nossa saúde e nossa felicidade."
(Hélion Póvoa - Livro: "O cérebro desconhecido")

Dicas para a manutenção de um intestino saudável:
  1. Alimentação saudável e balanceada (preferencialmente, procure um (a) bom (boa) nutricionista)
  2. Ingerir fibras
  3. Beber bastante água
  4. Preferir não consumir alimentos que "maltratem" seu intestino, como corantes, conservantes e frituras
  5. Ingerir vegetais folhosos, legumes, verduras, frutas, alimentos integrais
  6. Evitar o açúcar
  7. Evitar alimento com glúten
  8. Praticar atividade física regularmente
O intestino funcionando de forma saudável aumenta a qualidade do sono, a sensação de bem-estar, o otimismo, o bom humor, a capacidade de atenção e raciocínio. Os pensamentos ficam mais leves e a vida mais prazerosa!





Nenhum comentário:

Postar um comentário