segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mude a sua vida em 3 minutos

Os nossos pensamentos e emoções exercem uma grande relação com nosso organismo, positiva ou negativamente. A nossa mente pode enfraquecer o sistema imunológico e nos levar a várias disfunções orgânicas. O controle do estresse e de hábitos negativos pode reverter efetivamente  esses quadros. 



A mudança de hábitos e o exercício constante de práticas como a que mostrarei abaixo exigem disciplina , principalmente devido à nossa mente dualista e ao nosso modo de vida em que praticamente não nos dedicação a nós mesmos e ao que acontece com nosso organismo. Porém, os benefícios para a saúde e para a vida são tão grandes e permanentes que o esforço para a mudança fica pequeno. Viver bem e melhor sempre vale a pena. A escolha é sua.





Atenção ao momento presente

Essa prática tem como objetivo ajudá-lo a sair do piloto automático e religá-lo ao presente, deixando-o mais consciente do que está fazendo e de como está se sentindo. Simples e fácil, pode ser realizada a qualquer momento do dia e sempre que precisar de uma pausa. Chama-se "prática dos 3 minutos". Fique em uma posição confortável (sentado, em pé ou deitado) e marque o tempo de 3 minutos (pode usar cronômetro).



Orientação:

  1. Pare o que estiver fazendo, fique imóvel com os olhos fechados. Sinta seu corpo. Tenha a intenção de estar no presente.
  2. Faça a si mesmo a pergunta: "o que está acontecendo comigo agora?". Fique com a sensação que surgir. Não a julgue nem se apegue a ela.
  3. Leve a sua consciência para a respiração sentindo o movimento do corpo ao inspirar e expirar. Use a respiração como uma âncora para o aqui e agora.
  4. Concentre-se nas áreas do corpo que causem sensações físicas desagradáveis. Continue prestando atenção. Sinta as tensões liberando e os músculos relaxando. Sinta a liberação dos músculos que estão tensionados.
  5. Torne-se consciente do que está sentindo emocionalmente. Sinta as emoções. 
  6. Quais são os pensamentos que estão passando pela sua cabeça? Torne-se consciente deles.
  7. Mesmo que para experimentar as sensações seja necessário ter coragem, aguente e fique assim por alguns momentos. São só 3 minutos.
Estenda o tempo de acordo com sua vontade. Use e abuse. Esteja presente. Seja feliz agora.

(Baseado no livro Medicina Integrativa)


Nenhum comentário:

Postar um comentário