terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como sentir as emoções?

A maioria dos nossos pensamentos e emoções parece vir de algum lugar desconhecido e agir de forma aleatória e fora de controle. Muitos deles não chegam a afetar nosso dia-a-dia, mas alguns têm tanto impacto que mudam radicalmente a nossa vida. Então, nos sentimos impotentes e não entendemos como isso ocorre. Quantas vezes nos perguntamos: "Por que estou sempre fazendo a mesma coisa? Por que não consigo me controlar?". A maioria de nós não sabe como tratar e sentir uma emoção, apenas escondê-las ou expressá-las.



A energia de uma emoção armazenada no corpo pode ser liberada de duas formas: sentindo a emoção; dessa forma ela é liberada como energia. Porém, a segunda é mais comum: quando as emoções são constantemente reprimidas, a energia se torna cada vez mais densa e acaba se manifestando fisicamente, normalmente na forma de doenças e ferimentos.Portanto, a segunda forma de liberarmos nossas emoções é pela manifestação física.



Mesmo após uma emoção ter se manifestado de maneira física, continuamos a criar situações em nossa vida para que possamos liberá-la. Importante lembrar que a racionalização, a culpa e o autojulgamento impedem o fluxo da emoção e ela, então, fica reprimida. Ao sentirmos de maneira transcendental um acontecimento,   compreendemos tudo o que necessitamos dessa experiência. Podemos usar o passado para aprender nossas lições sem precisar de novas situações para reviver e reagir às emoções. Assim, fica aqui um convite a todos para que sintamos as emoções  e, deste modo, possamos criar a saúde e um mundo da forma que realmente desejamos.



Para tanto, seguem algumas orientações de como sentir as emoções:


  1.  Para fazer esse exercício corretamente, é necessário ter privacidade. Sugiro fazê-lo em horário em que não seja interrompido. Não pode haver pessoas, crianças, animais, telefone, nem coisa alguma que atrapalhe a concentração. O objetivo do exercício é fazê-lo perceber seus sentimentos. Para transcendê-los, você deve permitir que aflorem com intensidade e qualquer interrupção atrapalha o fluxo de energia.
  2. Prepare-se para o exercício. Lembre-se que esse é um momento especial para você. Esteja consciente do que deseja mudar em sua vida e eliminar tudo o que o incomoda. Use roupas confortáveis. Vá a um lugar aconchegante que se sinta seguro. Relaxe.
  3. Sente-se. Feche os olhos e respire profundamente. Mantenha os olhos fechados e recrie a situação em sua mente. Visualize tudo como se estivesse assistindo a um filme em uma grande tela. Visualize com riqueza de detalhes como se estivesse acontecendo nesse instante. Veja-se na situação e preste atenção ao que sente. Sinta!
  4. Quando estiver bem envolvido na cena deixe todas as emoções virem à tona. Quando começar a senti-las preste atenção. Sinta. E não se permita afastá-las ou ignorá-las. Deixe-as vir com toda a força. 
  5. Comece a focar a sua atenção mais na sua emoção do que no que acontece na "tela" que você projetou. Você pode até mesmo perceber que essa emoção se acumula em alguma parte do seu corpo (pescoço, cabeça, abdômen, coração etc).
  6. Você consegue saber qual é essa emoção? Tente identificar. Mas não racionalize. Sinta.
  7. Ao perceber a emoção simplesmente sinta. Concentre-se nela e chore, sinta raiva, faça tudo que estiver com vontade, envolvendo-se profundamente com ela. Deixe que aflore com toda a intensidade. Se perceber que está se distraindo e perdendo o foco do sentimento, traga de volta a cena ou a situação até sentir a emoção retornar.
  8. Faça isto até não ter mais nada para sentir. Sinta a emoção até esgotá-la.
Cada vez que enfrentamos uma situação , estamos tentando trabalhar uma determinada emoção. Se não a sentirmos profundamente , os acontecimentos se repetirão até que isso aconteça. Libere as suas emoções! Cure a sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário