A preocupação profissional, financeira, social, familiar, entre tantas circunstâncias da vida moderna, cria um ritmo mental acelerado e uma constante tensão emocional e física. O vazio existencial ou o estresse chega e tudo se desarmoniza. Pensamos que os outros são culpados pela nossa infelicidade e, dessa forma, os resultados serão sempre os mesmos: insônia, enxaqueca, dores musculares, discussões, negativismo, falta de fé, prazer e esperança.
Técnicas de relaxamento, coerência cardíaca (http://alessandraparrela.blogspot.com/p/coerencia-cardiaca.html) e, principalmente, a meditação, são ferramentas simples para equilibrar, quase que imediatamente, o nível de estresse causado pela rotina da vida, seja no plano físico ou emocional. O cérebro passa a trabalhar em uma onda elétrica mais baixa que gera um estado mental mais sereno e proporciona um maior equilíbrio orgânico.
Encontrarmo-nos nessa vibração cerebral permite que fiquemos calmos, tranquilos e serenos. Importante frisar que estudos recentes têm indicado que a prática diária da meditação melhora a disposição, desenvolve a capacidade mental e nos faz conscientes de nossa vida e do meio ambiente. A eficácia da meditação é tão séria que a Sociedade Americana de Cardiologia (Estados Unidos) recomenda a meditação no tratamento da hipertensão arterial.
Assim, está ao alcance de todos descobrir a sensação prazerosa que o relaxamento provoca e perceber a importância de se dedicar alguns minutos diários. Tenha a certeza de que o dia se tornará mais produtivo e a mente mais tranquila. Se você nunca fez um relaxamento, siga as instruções:
- Fique em uma posição confortável sentado ou deitado e feche os olhos.
- Respire pelo nariz e encha os pulmões de ar, leve-o até o abdômen, percebendo que ele se movimenta. Você pode imaginar que está enchendo uma bexiga que está dentro de sua barriga. Ao respirar, conte até cinco para que o pulmão e o abdômen fiquem expandidos. Solte a respiração pela boca contando até dez, esvaziando completamente o pulmão e o abdômen.
- Relaxe e libere as tensões, principalmente as da face, ombros, braços, abdômen e pernas.
- Inspire e expire com total atenção ao corpo. Verifique onde se localizam os pontos de tensão e relaxe-os um a um.
- Ainda com os olhos fechados, e depois de relaxar os músculos, execute uma série de 10 respirações bem suaves, lentas e profundas. Para facilitar enumere mentalmente uma sequencia respiratória de 1 a 10 para relaxar cada vez mais e, logo em seguida, para voltar ao estado normal, conte de 3 a 1. Abra os olhos e pronto.
Você pode usar esse procedimento antes de dormir. Ele serve para recuperar a capacidade orgânica e mental. Benefícios da técnica com a prática regular:
- Redução da ansiedade
- Melhora a oxigenação do sangue e, consequentemente, a atividade cerebral
- Equilibra a frequência cardíaca e pressão arterial
- Melhora s condições metabólicas de todos os órgãos
- Mantém a pessoa em um ritmo de equilíbrio que a impede de entrar em conflitos emocionais
- Mais clareza mental, objetividade, paciência e compreensão, entre outros.
Permita-se descobrir a sensação prazerosa e os resultados de uma prática regular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário