quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O estado de alerta e o mecanismo de estresse

O estado de alerta é uma necessidade básica, porém, quando se torna excessivo desencadeia inúmeros mecanismos de estresse. A grande questão é que o homem foi feito para achar problemas e enxergar os riscos de tudo. Essa é a nossa herança pré-histórica: precisamos ser capazes de perceber as ameaças do ambiente para termos mais chances de sobreviver. Devido a isso temos uma tendência muito maior em perceber mais o negativo que o positivo. É uma questão de "sobrevivência", e dessa forma, transformamos o medo numa experiência constante.


Com a evolução, o homem foi tendo cada vez mais condições de se defender e de sobreviver. Porém, continuamos buscando ameaças no ambiente e ficamos conectados com o estado de alerta e medo. Normalmente nos deixamos contaminar por  informações que exarcebam em nós esses estados e nos deixam em constante vigília, assim, vemos perigo em tudo, ficamos com mania de perseguição, focamos no negativo e nos sentimos ameaçados o tempo inteiro. Estamos sempre em estresse.


Quimicamente, o mecanismo de estresse é muito sensível. Só o fato de nos vermos sem perspectiva de futuro já desencadeia fenômenos adaptativos e respostas ao estresse em todo nosso organismo e, consequentemente, dormimos mal, não fechamos os ciclos dos conflitos, sofremos disfunções orgânicas e nos desequilibramos ainda mais  emocional, mental e fisicamente.



O estado de atenção saudável é aquele que nos mantém conscientes de onde estamos. Enfim, registramos o que acontece sem tentar controlar os acontecimentos. Não colocamos resistência, não nos concentramos na atitude de controle. Ficamos presente no aqui e agora.


Como evitar os desequilíbrios do estresse na sua vida:
  • Durma bem. Tenha momentos de calma antes de dormir para uma boa secreção de melatonina (hormônio que ajuda no processo de restauração através do sono e harmonização de nossas memórias, entre outras coisas). Exercícios respiratórios podem ajudar a relaxar. Dicas em: http://alessandraparrela.blogspot.com/2011/11/aprenda-relaxar-e-revolucione-sua.html
  • Desenvolva  a calma que é, sem dúvida, um estado regenerador do equilíbrio básico. A meditação, o relaxamento e os estados contemplativos ajudam bastante a alcançar esse estado.
  • Acalme a  sua mente. O simples fato de se concentrar, diariamente, durante 15 minutos na respiração vai  acalmar a sua mente.
  • Cultive pensamentos positivos.
  • Agradeça, pois a gratidão verdadeira é o sentimento mais poderoso que existe. Inicie o seu dia agradecendo tudo o que você é e possui.
  • Aceite-se e ame-se. Estenda isso o máximo que puder ao outro.
  • Faça o exercício diário de enxergar o lado positivo de todas as coisas. Foque o positivo. Aceite o lado "negativo".
Cultive o bem-estar neste momento, AGORA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário